terça-feira, 31 de agosto de 2010

Finalizando os passos de agosto

Hoje é dia 31/08. Último dia do mês. Quanta vida em 1 mês. Logo mais irei escrever minha síntese agosto turbinado e já estou pensando nos variados acontecimentos do mês que foi de fato muito movimentado. Meus passos tiveram um foco preciso nesse mês de iniciação da Isa na escola. Agosto foi marcado por mudanças e reestruturação.

Conclui o mês com 2 caminhadas seqüenciais positivas. E como pensei nesses dois dias sobre assuntos tão distintos que tem conexões entre si. E como foco é a abordagem do mês, a atenção este mês esteve voltada para o desafio que é conciliar trabalho e filhos. O mais importante nessa equação é equilibrar as atividades, afinal, nem sempre quantidade de tempo significa qualidade. Ser mãe é um caminho repleto de aprendizado e cada vez mais eu percebo a importância de dedicar tempo qualitativo para minhas filhas. Minutos que se transformam em horas.

Meus passos são minutos multiplicados. Uma multiplicação de reflexões. Hoje pensei bastante sobre a programação da Semana Holística 2010 que acontecerá em setembro em Osasco e uma palavra que se destaca no projeto do evento é dedicação. A dedicação da Fatyma de Moraes em fazer acontecer o movimento holístico na cidade é notável. Ela é um exemplo de compromisso com sua missão e são personagens assim que marcam um diferencial especial em nosso caminho. Eu aprendo muito com a oportunidade de compartilhar os projetos, ideias, pensamentos e ações inovadoras da minha amiga Fatyma. Eu estarei lá prestigiando o mix de atrações da Semana Holística. A abertura será com o Congresso Holístico nos dias 11 e 12 no Teatro Municipal de Osasco.

E encerro agosto agradecendo meus pontuais passos da caminhada do mês que, apesar de ter tido um resultado menor que o mês anterior em razão da adaptação escola, o saldo final foi produtivo. O melhor é concluir o mês com a Isa indo sorridente para a escola. O sorriso é contagiante e transmite uma energia de luz!

Para ilustrar o post final do mês escolhi essa imagem que fotografei no final de semana: O mar, a água, a vida. Amo minha conexão com meu elemento sagrado.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Concluindo os passos da semana

O clima esta semana não está favorável para a prática de exercícios ao ar livre. O ar está tão seco e o corpo sente os efeitos. Isso nos faz lembrar como somos integrados com tudo que nos cerca. Tudo tem influências e conseqüências. O clima nos mostra bem essa relação. Caminhei com moderação esta semana e apesar da diminuição do ritmo concluo com êxito mais uma etapa. Não podemos forçar o limite do corpo e é preciso estar atento às condições do tempo para interagir da melhor forma possível com esse período de clima seco e baixa umidade.

Ando sonhando com a brisa úmida da primavera. Que ela venha para nos refrescar. Os meus passos pensantes flutuaram por diferentes campos. Pensei muito nas minhas filhas e seus diferentes estágios. Uma com 2 anos e outra com 16. Fases tão distintas, filhas tão únicas, momentos divergentes que comungam sensações múltiplas. A Bruna me surpreende com seus textos vivos de emoções. A Isa com sua energia vibrante contagia o lar com sua alegria. A pequena anda sem apetite, a maior com seus desafios. São irmãs e tem um elo tão intenso. A Isa costuma ir ao quarto da Bruna e dizer “Buda eu te amo”. A pureza e o carinho de sua voz são tocantes. Esse som ecoa no meu coração e sei que tem ensinado muito a Bruna a perceber que detalhes como esse do nosso cotidiano faz toda diferença.

Segunda, terça, quarta, quinta e sexta. Escola, trabalho, caminhada, conversar, negócios, Sedex, contatos e toda gama de informações e emoções que você possa imaginar compõe os dias e forma o desenho de uma semana. E cada dia, embora realizemos a mesma atividade, tem seu diferencial. No meu exercício de gratidão observo ao escrever no caderno quantas palavras e ações comungam no que muitos chamam de rotina. Aliás, muitos citam a rotina com uma conotação tão negativa e ao andar fiquei refletindo sobre itens do meu dia que são tão prazerosos. O que não pode faltar em seu dia? Fiz uma pequena lista em uma das voltas e vi que tem muita coisa boa em minha rotina e tenho certeza que na vida de muitas pessoas também.

E assim, encerro meu post da semana convido-o a fazer um mapa do seu dia com foco positivo e aproveite para abrir espaço na sua agenda para inserir atividades que te faz bem. Seu presente é um presente.
Um excelente final de semana e até o próximo Passos Pensantes!
Elas são assim: ESPECIAIS!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A paciência, os passos, o tempo

É a 4ª semana da minha pequena Isabelly na escola e comecei essa semana com uma grande vitória em plena segunda-feira. Uma dose de energia positiva para começar a semana. Minha pequena criança foi sem choro, sem colo e sorrindo. Nem preciso exclamar minha alegria, ela está impressa no sorriso de gratidão que vem da corrente coração. O processo de reestruturação está seguindo seu curso e chegando a um estágio promissor. Paciência, persistência e tempo formaram o elo dessa conquista.

Meu horário da caminhada teve que ser alterado. Começo minha manhã com os cuidados da Isa, com seu café, com a preparação da mochila e lanche, já me visto adequadamente para andar e juntas saímos. Deixo-a na escola e de lá sigo para a pista de Cooper. Tudo próximo da minha casa o que facilita muito minha rotina. Confesso que prefiro andar mais cedo, às 6h30 porque é mais tranqüilo. Agora inicio meus passos às 7h50 e o movimento é bem maior. Uma adequação necessária, no começo é comum estranharmos as mudanças, mas logo entramos no ritmo quando verdadeiramente estamos comprometidos com as metas. É uma questão de tempo.

E por falar nele, é tempo de amoras. As árvores que margeiam a pista estão carregadas da fruta. Que delícia as amoras. E aproveito para dar uma dica que recebi da minha acupunturista Rosana Lima, o chá da folha de amora é ótimo para os hormônios. Desconhecemos muito a importância dos hormônios no nosso corpo e eles são fundamentais. Quando recebo uma orientação confiável e a comprovo na prática, o próximo passo é compartilhar. Fiz isso hoje durante minha caminhada e agora faço online.

O elo entre virtual e presencial é constante. E estou feliz porque com paciência vejo que tudo está se encaixando. É assim quando estamos sintonizados com nossos propósitos. Meus passos pensantes seguirão. Até os próximos passos e posts.

Durante minha caminhada pensei no ótimo passeio que fizemos no domingo. A família reunida no Ski Mountain Park em São Roque que será tema no meu novo post no meu Blog Eu Indico.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O frio e a caminhada

As manhãs estão bem frias. O vento sopra o ar gelado e é preciso aquecer o corpo para sair de casa cedo para andar. Na semana passada consegui andar 3 dias e o processo de reestruturação está se encaixando no passo a passo. Essa semana eu vou completar a meta semanal. Hoje sai cedo e o sol já iluminava de vermelho as nuvens no horizonte. Lembrei do céu estrelado da noite com a Lua Crescente encantando o céu e o vento frio cortando a noite. Eu poderia ficar muito tempo contemplando-a não fosse o intenso frio que logo me fez entrar para o aconchego do lar.

Hoje o sol está brilhando com mais intensidade e a temperatura está, digamos, melhor que ontem. Andei com muito ritmo completando cada volta com muita leveza e alegria. Logo ao chegar observei o pequeno pássaro saboreando a manhã, poucas e corajosas pessoas na pista, mas logo chegaram outras que costumeiramente estão sempre e sabe que encontrá-las é muito saudável porque percebo que a persistência delas forma uma rede de motivação para muitas pessoas que fazem da caminhada matinal um hábito saudável.

Fiz minhas orações alinhadas com os passos. Pensei em soluções e assim realizei a primeira sequência da semana com êxito. Até os próximos passos com frio, com sol, com o clima nosso de cada dia.
Reflexo do Sol nas águas do Rio Tietê em Novo Horizonte-SP

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reestruturando os passos

Essa é a segunda semana da minha pequena Isa na escola e estou reorganizando o começo de minha manhã. Já vi que tenho que acordar mais cedo e com pique total. As lágrimas persistem, em menos volume. É assim mesmo. Desde pequeno temos resistência às mudanças e esse processo tem me ensinado muito. Precisamos ter coragem, compromisso e energia para vencer e cada passo é um ponto a mais.

Já consegui andar 2 dias seqüenciais, terça e quarta. E como a sequência é saudável e confere impulso para seguir adiante. Nesses dois dias refleti muito sobre a importância de não esmorecer, da força para não desistir e cada vez mais reforço minha determinação para alcançar minhas metas. Fiquei pensando na grande diferença das pessoas que sonham e ficam paralisadas sem agir, para as que sonham e realizam. São muitos os exemplos.

Há quem deseje emagrecer com dietas mirabolantes que muitas vezes causam danos à saúde. Esperam da noite para o dia alterar o resultado da balança. Outros fazem a reeducação alimentar, exercícios físicos e compreendem que está no esforço disciplinado e equilibrado a fonte de uma nova postura diante da vida. Aliás, a balança é um símbolo apropriado para refletirmos sobre as prioridades de nossa jornada e como estamos harmonizando as distintas esferas.

Outro exemplo que emergiu dos meus pensamentos são de pessoas que desejam empreender, ter seu próprio negócio imaginando que isso significa trabalhar menos. Muitos ficam esperando a oportunidade surgir e presos na zona de conforto não enxergam oportunidades que podem ser criadas. Enfrentar o medo e ter a iniciativa de criar seu próprio caminho exige uma generosa dose de energia e muita dedicação. Por experiência própria afirmo que é uma grande realização e um desafio constante que tem como principal combustível a sede de aprender e melhorar. Mais uma vez o passo a passo da caminhada é como meta a meta para conquistar resultados positivos.

Esses pensamentos envolvidas na reestruturação do início da manhã são estimulantes. Cada volta faz o link com a outra e vou realizando o percurso dos meus passos. Ver o sorriso da Isa quando ela retorna da escola é, como diz certa propaganda, uma sensação que “não tem preço”. Sentir a disposição depois da minha caminhada matinal também não. Esses valores imensuráveis são enormes diferenciais.
Tenho essa inscrição em meu quarto. É uma citação de um dos Livros que mais amo

Sugiro que leiam O Pequeno Príncipe – eternamente grandioso

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Poucos passos por um propósito valioso

Essa semana foi muito fria. A primeira semana do mês e não consegui cumprir minha meta semanal de caminhada por um motivo justo. Minha pequena Isabelly está na primeira semana na escola e essa fase de adaptação, de começo de um novo ritmo em seu cotidiano exige minha presença. Acompanhei seus passos nesta primeira semana de lágrimas. É difícil, mas é preciso ter persistência e força nesse período inicial. Sei que a segunda semana será melhor e assim sucessivamente.

Fiz 2 caminhadas, mas foram pontuais. E nada é mais gratificante do que nossa consciência plena de que estamos trilhando o caminho do desenvolvimento. Cada fase tem seu sentido e sempre podemos melhorar quando temos disposição para aprender e lidar com os desafios com fé, entusiasmo e amor.

Essa semana foi espetacular nos negócios e agradeço muito pelo excelente inicio do mês. Assim como caminhada, em qualquer atividade é preciso definir metas especificas para que você tenha foco. Superar as metas traz uma sensação maravilhosa, uma gratidão sublime e uma motivação turbinada para seguir em frente. Seja especifico, escreva suas metas, coloque números, datas, prazos, propósitos. São dicas que aprendi com minha amiga Fatyma de Moraes, especializada em Spiritual Coaching e outras coisas mais.

Aliás, compartilhar o que aprendemos é uma forma de agradecer as bênçãos que recebemos. É por isso que criei mais um Blog com o título Eu indico. Será um espaço online para fazer minhas confiantes indicações que já faço presencialmente: livros, produtos, serviços, profissionais e muitos mais estarão no ar a partir da próxima semana que, com CERTEZA, terá mais passos pensantes.
Comecei agosto contemplando a florada das cerejeiras, árvore símbolo do Japão que significa amizade, renascimento, esperança. É linda, perfumada, uma beleza da natureza