sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Passo 9/40

As nuvens rosadas do amanhecer formam um espetáculo de rara beleza no céu. Acordar e contemplar da janela essa beleza e sentindo o doce vento da manhã inunda meu ser de gratidão. Estou viva e o dolorido do meu corpo está diminuindo. Depois do café com as crianças sigo para o trabalho. Dia produtivo com conexões favoráveis. Só o fato de receber um cliente que veio por indicação confiante, a motivação é turbinada com energia positiva. E assim vamos seguindo, com foco na melhoria contínua.

Prato colorido, com verde, laranja, vermelho, as saladas enriquecem a refeição. Almoço leve, banana, jantar, suco de maracujá, muita água para hidratar e chá de cidreira.

Caminhada de 1 hora com a linda Lua crescente no céu de verão. Que espetáculo é o luar. Sou apaixonada por suas fases e sua presença nas marés.

Frase do dia:
Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. Madre Teresa de Calcutá

Quinta-feira, 26/02, verão 2015
Crédito imagem: Site Astropt.org

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Passo 8-40

Ao repassar o filme do dia fui filtrando tantas coisas. O melhor do dia foi exercitar minha capacidade de não aceitar a raiva do outro. Pessoas negativas contaminam os ambientes, no entanto, se não entramos na energia delas, conseguimos limpar nosso ambiente e sentir a paz ao oferecer sorriso e oração. Concentração, respiração e uma força que brota dentro de nós são elementos desse exercício que nos faz bem. E apesar do corpo dolorido consegui cumprir minha promessa de levar minha pequena para festa de aniversário de sua amiga da Raio de Luz. Sim, elas estudaram juntas no pré e continuamos o laço amizade.

A alegria dela ao encontrar as amigas, o sorriso nos brinquedos, sua felicidade compensou todo esforço. Muita chuva lá fora. Crianças brincando aqui dentro. Voltei para casa exausta depois de comer 5 coxinhas deliciosas, 1 copo refrigerante e 3 brigadeiros. Foram os excessos do dia na alimentação. Ocasiões assim são recompensas saborosas. E é tão bom encontrar as mães para dialogar essa jornada maternal.

Água e mais água para hidratar. Remédio para dor no corpo com sinais de febre e terminei o dia repousando.

Frase dia: Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar. Rubem Alves

Quarta-feira, 25/02, quaresma, verão 2015

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Passo 7-40

A caminhada segue na quaresma de 2015. Arthur acordou às 5:00 pedindo “tetê”. Depois ele adormeceu. Aproveitei e já levantei, preparei o café e fui rezar o terço. Manhã com passos ensolarados até o trabalho, vitamina D faz bem ao corpo. Sol que traz energia para começar o dia. Quantas mudanças cabem no cotidiano. Comecei o dia bem e no final da tarde meu corpo todo dolorido, com sinais de febre. Hoje a caminhada cedeu lugar ao repouso logo cedo.  Mãe não deveria ficar doente, com 2 crianças pequenas então, é mais complicado. Vai passar, tudo passa.

Cheguei do trabalho e a Isa estava toda feliz contando que hoje teve muitas lições na aula e trouxe lição de casa. Depois do jantar, já acompanhei a lição e minha menina fez com todo capricho. Eu também jantei hoje, pouco, senti que preciso de energia. Salada, farofa, macarrão. Dispensei a carne. Depois água, banho e cama.

Alimentação: almoço e jantar leves, mesclando arroz, feijão, frango assado, salada e um pouco de macarrão. Fruta do dia: maçã. Sobremesa: picolé de coco.  E muita água para hidratar o calor.

Palavras do dia: oração, repouso.


Terça-feira, 24/02 – verão 2015

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Passo 6-40

Com o término do horário de verão o dia amanhece rápido. Retorno das aulas depois do carnaval. E o ritmo do ano começa pra valer. Meus passos de casa até o trabalho na companhia do bom sol e da preciosa leitura.

Caminhada no entardecer, sai de casa claro, voltei com as luzes da cidade acesas. Lua espetacular no céu de verão. O crepúsculo é mesmo mágico. Andar 1 hora com passos reflexivos e decisivos. A quaresma é propícia para reflexão.

Alimentação leve, com salada refrescante no almoço. Comi um ovo frito, fazia tempo. Muita água para hidratar. Mamão e maça, frutas do dia. Suco de maracujá.


Palavras do dia: intuição, fé, ação.

Segunda-feira,  23/02 – verão 2015

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Passo 5-40

Domingo, manhã, sol, mudança horário de verão. Marido foi pescar e as crianças acordaram 5:00 manhã. Olhei para o ânimo dos dois na manhã de sol e decidi visitar a madrinha do Arthur em Guarulhos. Eles adoram andar de transporte público. Quando o convido pra sair, já vem a afirmação “é de a pé!”. E complemento, sim, a pé, de ônibus, trem e metrô. E lá fomos nós. A Isa adora o banco alto do ônibus, o Arthur também. Ficam observando o movimento da janela. E a alegria deles no trem e metrô, com o barulho, o aviso das estações, o fechamento das portas. Eles despertam sorrisos. Ônibus bairro centro Osasco. Trem Osasco-Barra Funda. Metrô Sé e depois seguimos para Tucuruvi. “Mãe o metrô também anda na rua, em pontes”. E o Arthur olhando pela janela: “Uau”

E depois do percurso, uma carona e chegamos a Guarulhos. Diversão, sorrisos, vídeos, piscina, almoço e retornaram para casa dormindo de tanto cansaço. Ai que delícia um domingo assim. E para completar, 1 hora de caminhada no anoitecer da cidade.

Alimentação: café na padaria com as crianças. Que divertido. E olha que consegui sozinha! Mãe é mãe. Almoço delicioso com peixe assado, arroz integral e um feijão divino. O jantar foi o chá de cidreira com biscoito de maizena.

Exercício: além da caminhada com os pequenos entre ônibus, trem e metrô, completei com 1 hora andando na pista de Cooper.

Frase do dia: "Ser profundamente amado por alguém nos dá força; amar alguém profundamente nos dá coragem." Lao-Tsé

Domingo, 22/02, verão-2015

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Passo 4-40

Sábado especial. Minha pequena Isa furou a orelha. Está toda menina contente de brinco. Tão corajosa. Essa foi uma das conquistas desse sábado. Preparei almoço simples e com carinho. Não sou nada prendada na cozinha, esforço-me para fazer o melhor mesmo sem muitas habilidades. Tarde, sombra, crianças na piscina. Final de tarde na casa da Vó Fátima, encontro de primos. Sempre tão bom a presença de minha mãe.

Alimentação: suco de laranja natural, maça, café da tarde sem pão, e pra finalizar, um kit kat no calor do sábado. Mais um dia sem refrigerante.

Exercício: sem caminhada, apenas passos curtos no comércio local e pra casa da minha mãe. Cada passo é válido e há passo que faz um diferencial.

Palavra do dia: presente. É que o agora é uma graça.


Sábado – 21/02 – verão 2015

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Passo 3-40

O dia começou bem. Logo cedo, 6:00 manhã contemplei o céu com nuvens rosadas. Um espetáculo do amanhecer que brindou meu dia com uma doce sensação de esperança. Começar o dia com sabor de gratidão é uma bênção. Rotina da manhã com café das crianças e preparativos para sair. E depois da claridade luminosa uma garoa leve acompanhou meus passos. Pingos pequenos tocando as páginas do livro.

No trabalho teve encontro de cliente de uma cidade paulista, Atibaia com nosso cliente de Minas Gerais, Varginha. O mundo é mesmo pequeno e surpreende com os encontros. Veja que o cliente de Atibaia também é cliente do nosso cliente de Varginha. Cada um com um modelo de turbina diferente. Conexão entrelaçadas entre turbinas e cidades.  E apesar da falta de água conseguimos entregar todos os pedidos da agenda. E na sexta-feira é também especial com a presença da minha mãe no trabalho. Terminar a semana assim é motivador.

Já estou em casa e depois do trio brincar, Isa, Isabela e Arthur, as duas meninas foram para o outro bloco e um silêncio reina na casa. O sono do Arthur está chegando e ele já está em seu canto, quieto, tomando sua mamadeira. Ele adora ficar ali, no seu aconchego até o sono reparador chegar suave. É logo que ele adormece. O pai está na cerveja da sexta-feira e eu resolvi aproveitar alguns minutos para registrar meu passo 2-40.

Hoje não tem caminhada. A alimentação foi leve no almoço, com filé de frango. A fruta do dia banana. O jantar foi cuscuz, comi um pouco de pipoca, suco de manga e gelatina de abacaxi. Agora só um banho cheiroso para dormir tranquila. E para finalizar, hoje são palavras que representam o dia: beleza, gratidão, coragem e conexão.

Boa noite. Sexta-feira, 20/02 -  verão-2015
amanhecer, um novo dia é uma bênção da vida

Passo 2-40

Registrar os passos do cotidiano é uma tarefa interessante. Reservar um espaço do dia para pensar sobre tudo que aconteceu desde o momento que você acordou pode nos fazer enxergar a grandeza contida em um único dia. Pretendo fazer isso a noite e faço meus rabiscos para digitar no dia seguinte pela manhã. Sim, não costumo utilizar computador a noite, livro e caderno são meus companheiros de cabeceira. Vou escrever no período da quaresma esse relato. Ontem foi o passo 2-40 e vou selecionar alguns pontos do dia:

Alimentação: café da manhã na companhia das crianças, com risos, dengos e brincadeiras. Café preto e bolacha água e sal sem manteiga. Despedida dos pequenos com muitos “tchau mãe, volta logo” e início da primeira caminhada de aproximadamente 8 minutos até o trabalho. Caminho e leio Empreendedor Viável. Chegando, água gelada para hidratar. E para finalizar o quesito alimentação vou registrar as demais refeições do dia:12:05 almoço com salada, espaguete e frango assado. Jantar: 18:00, vinagrete, espaguete e frango ao molho. As 2 refeições com moderação e sempre iniciando pela salada. Sobremesa do dia: gelatina. Fruta do dia: mamão.

Exercício: caminhada. Sai de casa por volta das 18:40. Depois de 1 hora de caminhada na pista de Cooper, o suor já molha a blusa e a sede aperta. Volto pelo mercado, compro laranja, limão (não pode faltar em casa), a manga que exalava seu perfume e maracujá. E sabe que na fila do mercado vislumbrei uma linda flor de lótus em forma de tatuagem. Sua riqueza de detalhes e sua simbologia transmitindo sensação de paz. Imagem poesia que desperta conexões.

Já são 20:00 quando chego em casa. Meus pequenos me recebem com abraços. Tomo 2 copos água generosos e sigo para meu banho relaxante e rápido. E depois, hora da mamadeira do Arthur, da última refeição da Isa e dos preparativos para o sono restaurador.

E, para finalizar, registro a frase do passo 2-40:
Felicidade se acha é em horinhas de descuido - Guimarães Rosa

Ivone Neto - Quinta-feira, 19/02/2015, verão
a luz do entardecer entrando pela janela do meu quarto

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

40 passos

Há algum tempo tenho refletido sobre o quanto Menos é Mais e vice e versa. Isso tem se tornado minha filosofia de todos os dias. Esse foco constante em meus pensamentos e ações tem ampliado minha percepção para as relevâncias que palpitam em meu coração e provocado mudanças de hábitos, afinal, são eles que fazem toda diferença em nossa jornada.  Mesmo que não percebamos por está tão no “piloto automático” nossa vida é um conjunto de hábitos que podem ser bons ou ruins.

Bons hábitos podem ser aprimorados e hábitos ruins podem ser alterados. Essa incrível capacidade de mudar mora dentro de nós. Descobrir essa força e agir com coragem, fé, e disciplina desperta uma série de transformações. Começar é só o ponto de partida de uma extensa jornada aprendiz. Pode ser um passo pequeno, porém, a firmeza na constância faz brotar ações crescentes em diferentes etapas.

Ontem foi quarta-feira de cinzas, início da quaresma e aproveite essa data para assumir o compromisso de registrar 40 passos até o dia da Páscoa da minha caminhada que tem como foco melhorar minha saúde, diminuir o colesterol, melhorar condicionamento físico para retomada das minhas trilhas que tanto amo. Menos sedentarismo, mais qualidade de vida. Caminhar tem se tornado um hábito saudável e tenho me esforçado desde novembro/2014 em fazer 1 hora de caminhada 4 vezes por semana. Andar me faz bem e meus passos pensantes tem sido como um presente que integra orações reflexivas e uma crescente sensação de bem-estar que motiva passos pensantes e realizadores.


E vamos lá, no passo a passo que Menos é Mais e vice e versa em diferentes contextos!
Esse é o registro do Passo 1-40, o início.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Três meses de caminhada

Todos os anos eu tenho que fazer o acompanhamento na endocrinologista por conta da tireoide e os resultados dos exames apontaram aumento no colesterol, além é claro do peso a mais e da necessidade de cálcio. Isso foi no final de novembro/2014. Aceitei o desafio proposto pela médica que contempla uma tríade: melhorar alimentação, fazer exercício físico e perder peso. Sinceramente quero me livrar de 1 comprimido diário. Já acordo de manhã com o remédio da tireoide e a noite são 2, cálcio e colesterol. Acredito que nos próximos exames que farei em abril/2015, já vou conseguir tirar o do colesterol da lista.

Estamos caminhando para o final de fevereiro e completo com isso 3 meses de retomada das minhas caminhadas. Durante esse período procurei cumprir minha meta semanal que é caminhar 1 hora, 4 vezes por semana. Algumas semanas foram apenas 3 dias por conta de motivos extraordinários como no Natal em razão dos eventos típicos dessa semana festiva. No geral fiz todo esforço para avançar e os resultados já são perceptíveis. Claro que para quem tem tireoide é mais difícil emagrecer, só que não é impossível e o exercício físico é fundamental. Mais suor, menos peso. Melhora saúde e disposição.

Além da constância na caminhada tenho melhorado gradativamente a alimentação. Diminui consideravelmente o pão que tanto amo e tenho ampliado frutas e legumes em meu cardápio. Além disso, bebo mais água e tenho evitado comer muito tarde da noite. Depois das 20:00 só um chá com bolachas leves, de preferência água e sal sem manteiga, um copo de leite, suco ou fruta e depois cama. E sabe aquela vontade de comer um doce à tarde, logo depois do almoço ou no meio da tarde? Ela parecia irresistível no começo, depois de algumas semanas a fruta no lugar do doce tem se tornado muito melhor. Claro que nos finais de semana tenho as minhas recompensas, como um churrasco ou um pedaço de torta holandesa. Ninguém é de ferro e o prazer de um bom prato faz parte da vida. Só que evitar os excessos se torna frequente.

Alterar um hábito ou inserir um novo parece tarefa difícil e é mesmo. Aquela senhora zona de conforto é tentadora e fica nos tentando a adiar nossos passos. Não permita essa perigosa “deixa para depois”, comece já. É totalmente possível inserir novos hábitos ao seu cotidiano, ainda mais quando temos consciência de que isso é importante para nossa saúde e bem estar. O exercício não é apenas físico, ele se estende em todos os sentidos. E vamos seguir com o propósito firme para vencer os desafios e continuar melhorando a qualidade de vida. Investir em você é saudável por essência.
entardecer, momento caminhada