sábado, 3 de julho de 2010

Rituais nosso de cada dia

Nossos rituais tem muito significado. Nosso cotidiano é um cardápio de pequenos rituais que contem nossos sentidos. A forma como levantamos, o banho, as refeições, a leitura, as orações, a caminhada e tantos outros detalhes do dia, são expressões da nossa energia em ação e são reflexos de nossos valores.

Criar o ritual da minha caminhada me fez refletir da importância de outros atributos do meu cotidiano e descobri como as sensações de cada momento são componentes do tecido da felicidade de nossa rotina. Coisas simples como espreguiçar ao acordar, o aconchego do seu quarto na hora do sono, o cantinho confortável no sofá para ler, observar a Isa brincar no tapete, o cheiro e o sabor delicioso do café de minha mãe, o aroma do sabonete de erva cidreira e camomila que perfuma todo o banheiro, os raios do Sol clareando a manhã e tantos outros fios da rede do dia e da noite.

Tudo é permeado de emoções e elas nos motivam a agir. Tudo está interligado com nossa essência e quando temos consciência do que é relevante em nossa vida nos fortalecemos para enfrentar os desafios que se tornam combustíveis. Claro que tem dias que acontecem situações desagradáveis, mas isso faz parte da jornada e são circunstanciais. Quando temos clareza da nossa força, conseguimos enxergar oportunidades nas dificuldades e absorvemos melhor as lições de cada acontecimento.

Observo muitas pessoas no status reclamação com variadas desculpas que argumentam sua posição. Eu aprendi e continuo a aprender como as bênçãos da gratidão nos faz ampliar a visão das tantas luzes positivas que nos cercam. O exercício de anotar meus agradecimentos é benéfico e um grande entusiasmo para seguir adiante com espírito aprendiz e tem se tornado um ritual expressivo do meu cotidiano.

Os passos pensantes de minha caminhada é um ritual reflexivo que me faz refinar minha reflexão sobre o sentido das minhas atividades como o dia da semana que reservo para comprar flores e enfeitar minha casa. Pense sobre seus rituais diários e inclua novos rituais que gerem mudanças positivas! A vida é um ciclo e podemos melhorar a cada estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário