quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Três meses de caminhada

Todos os anos eu tenho que fazer o acompanhamento na endocrinologista por conta da tireoide e os resultados dos exames apontaram aumento no colesterol, além é claro do peso a mais e da necessidade de cálcio. Isso foi no final de novembro/2014. Aceitei o desafio proposto pela médica que contempla uma tríade: melhorar alimentação, fazer exercício físico e perder peso. Sinceramente quero me livrar de 1 comprimido diário. Já acordo de manhã com o remédio da tireoide e a noite são 2, cálcio e colesterol. Acredito que nos próximos exames que farei em abril/2015, já vou conseguir tirar o do colesterol da lista.

Estamos caminhando para o final de fevereiro e completo com isso 3 meses de retomada das minhas caminhadas. Durante esse período procurei cumprir minha meta semanal que é caminhar 1 hora, 4 vezes por semana. Algumas semanas foram apenas 3 dias por conta de motivos extraordinários como no Natal em razão dos eventos típicos dessa semana festiva. No geral fiz todo esforço para avançar e os resultados já são perceptíveis. Claro que para quem tem tireoide é mais difícil emagrecer, só que não é impossível e o exercício físico é fundamental. Mais suor, menos peso. Melhora saúde e disposição.

Além da constância na caminhada tenho melhorado gradativamente a alimentação. Diminui consideravelmente o pão que tanto amo e tenho ampliado frutas e legumes em meu cardápio. Além disso, bebo mais água e tenho evitado comer muito tarde da noite. Depois das 20:00 só um chá com bolachas leves, de preferência água e sal sem manteiga, um copo de leite, suco ou fruta e depois cama. E sabe aquela vontade de comer um doce à tarde, logo depois do almoço ou no meio da tarde? Ela parecia irresistível no começo, depois de algumas semanas a fruta no lugar do doce tem se tornado muito melhor. Claro que nos finais de semana tenho as minhas recompensas, como um churrasco ou um pedaço de torta holandesa. Ninguém é de ferro e o prazer de um bom prato faz parte da vida. Só que evitar os excessos se torna frequente.

Alterar um hábito ou inserir um novo parece tarefa difícil e é mesmo. Aquela senhora zona de conforto é tentadora e fica nos tentando a adiar nossos passos. Não permita essa perigosa “deixa para depois”, comece já. É totalmente possível inserir novos hábitos ao seu cotidiano, ainda mais quando temos consciência de que isso é importante para nossa saúde e bem estar. O exercício não é apenas físico, ele se estende em todos os sentidos. E vamos seguir com o propósito firme para vencer os desafios e continuar melhorando a qualidade de vida. Investir em você é saudável por essência.
entardecer, momento caminhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário