quarta-feira, 27 de abril de 2011

Você é o caminho

Estou em processo de transição. Uma mudança significativa em minha vida está em curso. Meus passos pensantes serão novamente reformulados. Novo roteiro, novo lugar. Meu ímpeto de andar está aceso e meus passos retornarão com fôlego total. Tenho pensado muito em como temos a capacidade de desenhar nosso caminho quando temos clareza do que queremos. É um alinhamento favorável que poderíamos até chamar de mágico, porém, a mágica consiste na escolha e na ação. Sim, escolher e agir são determinantes.

Você é o caminho. Quantas vezes buscamos o caminho longe? Quantas vezes tornamos a busca tão longínqua? Quantas vezes fazemos parecer inacessível? Quando vezes nos colocamos no papel de vítima e nos paralisamos na facilidade da zona de desculpas? Não espere o caminho, faça seu caminho. Não espere que o outro dê o passo por você, assuma você a jornada e tome a iniciativa de começar. É certo que muitos desafios nos esperam. É concreto que dificuldades estarão na trilha. É claro que obstáculos irão surgir. Mas, se ao invés de desistir, você persistir, a cada passo irá ampliar sua visão e aflorar sua criatividade para criar soluções.

Escolher o óbvio, o fácil, o conhecido, o padronizado, pode ser sua escolha. O difícil exige coragem, persistência, energia e muito amor. A conexão com o amor é o fio que me conduz a acreditar nos meus sonhos. Essa crença me faz enxergar nas minhas fraquezas uma possibilidade de melhorar e nas minhas forças a motivação para continuar aprimorando minhas habilidades. A sintonia entre grandeza e humildade é um dos ensinamentos majestosos da vida de Jesus Cristo. Seu legado é uma inspiração e Ele, com sua grande luz, nos ensinou: Eu sou o Caminho.

O caminho está em nós. A realização é construída com cada passo. Meus passos pensantes seguem no ritmo turbinado.


Até os próximos passos.
Ivone Mourão

quarta-feira, 16 de março de 2011

Passos curtos e pensantes

É um desafio conciliar a agenda cotidiana, especialmente, quando temos que organizar tarefas em casa, trabalho e outras atividades. Fiquei um tempo sem conseguir encaixar um horário da minha caminhada e como sinto falta de andar. Já encontrei uma forma de fazer com que a caminhada novamente estivesse presente na minha rotina que é sempre tão diferente. Sim, mesmo com as mesmas atividades, nenhum dia é igual ao anterior.

Agora estou andando no final da tarde depois de encerrar um trabalho extra. Ao retornar para casa, meus passos pensantes andam por 3 ruas e 1 avenida. É um percurso curto de aproximadamente 25 minutos, mas, já é um espaço de caminhada que faz toda diferença no meu dia. Volto aprendendo com minhas observações sobre as mensagens que cada situação está sinalizando em minha vida.

Tenho prestado mais atenção em minhas emoções e procurado dialogar com elas para aprender a identificar e transformar em aprendizado. Nossas emoções são importantes e é preciso olhar com carinho para cada uma e ver que há sempre um significado e uma oportunidade em cada acontecimento. Refletimos nossas emoções de diversas formas. Quando é uma emoção negativa, ao invés de dialogar com ela, algumas vezes sufocamos e tentamos eliminar a qualquer custo. Tenho aceitado o desafio de encarar a sombra e descobrir que há nela uma fagulha de luz que pode florescer em níveis impressionantes.

Meus passos estão curtos no tempo, porém, é impressionante o quanto eles me auxiliam a perceber com uma nova lente. Como diz minha amiga Fatyma, “quem questiona avança.” Quero avançar muito mais com meus passos pensantes.
Até os próximos passos!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Passos de hoje, passos do amanhã

Todo dia traz a oportunidade do agora. A consciência de que as ações de hoje terão reflexos amanhã nos faz perceber a importância de fazer acontecer nossos planos. Cada passo tem seu valor e aprender a valorizar cada etapa é uma dádiva que multiplica a gratidão e o entusiasmo para seguir caminhando. O caminho é o verdadeiro tesouro.

Sou apaixonada pelo caminhar, pelos passos pensantes que revigoram meu corpo, despertam minhas sensações e ativam minha mente. Meus passos de hoje serão sequenciados amanhã. A cada dia minha bagagem aumenta e, ao invés de ficar pesada, o contrário ocorre. A leveza ganha forma. Menos é mais. E mais é menos. É a mágica do fluxo equilibrado.

O equilíbrio é um desafio diante dos tantos fatores de estresse do cotidiano. Se nos entregarmos ao ritmo frenético entramos em um danoso processo que vai minando nossa energia. E quando nos damos conta, estamos desalinhados. Já me senti assim e é uma experiência que exige um posicionamento firme. A escolha determinará os passos de hoje e os resultados do amanhã.

Alinhar pensamentos e passos é vital para o sucesso dos meus projetos. Esse alinhamento terá como meta constante o equilíbrio para que meus passos do agora tenham frutos positivos hoje e amanhã.

Até o próximo post!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Passos decididos

Ontem eu andei no final do dia. Uma tarde quente de verão. Meus passos foram firmes alinhados com pensamentos de resoluções. Pensei muito em como menos pode significar mais e como mais pode significar menos. Caminhar é um exercício múltiplo e abre minha mente para analisar muitos pontos tecendo conexões.

Sim os passos são conexões que formam uma teia de pensamentos e soluções. Ao andar medito sobre algum problema especifico e ao questionar variados ângulos vou encontrando estratégias para resolver. Andar me faz decidir e eleva minha sintonia com vibrações internas e externas.

Menos pode ser mais e mais pode ser menos. O segredo está no equilíbrio tão necessário para que a harmonia tenha uma fluidez saudável em todos os sentidos de nossa vida. É um grande desafio e um imenso propósito determinante para meus passos pensantes.
Minha filha e seus passos aprendizes

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O prazer de caminhar

Eu adoro caminhar. Meus passos pensantes são muito importantes e uma das minhas metas para este ano é ampliar o ritmo da caminhada. Andar não é apenas uma atividade física, ela é muito mais. Andar é também meu momento especial de reflexão. É meu tempo com meus pensamentos. É minha meditação.

Quando eu ando sinto minha respiração, meus movimentos, meu corpo. Quando caminho minha mente acalma, pensa, desperta e faz conexões. Minha alma mergulha na intensidade de cada passo e um oceano de harmonia invade meu ser. Caminhar é um exercício aprendiz. Andar é muito especial porque cada passo e pensamento tem sentido.

Minha primeira caminhada de 2011 foi numa tarde de domingo. Um ótimo impulso para começar a semana revigorada. Minha meta será crescente e muito mais passos pensantes eu registrarei neste meu Blog este ano.

Felizes dias, semanas e meses porque todo tempo é tempo para alimentar a felicidade.